Palestras
Todas as palestras promovidas pelo projeto
O que significa ser uma mulher na física? O que podemos fazer para ter mais mulheres felizes na física? Os feminismos podem ter impactos sobre a física? Essas são perguntas em aberto que não têm uma única resposta e nem uma resposta definitiva. Baseado nas minhas leituras e experiências, compartilharei algumas reflexões a respeito dessas questões fundamentais. Proponho uma série de pequenas ações que podemos tomar imediatamente para começar a trilhar um caminho possível para uma física inclusiva, plural e humanizada.
Mulheres na Física
Parceria entre a Semana da Física e o ciclo de palestras do ComCiências das Minas
26 de outubro de 2020 às 19h
Gabriela B. Lemos
Palestrante
O grupo de trabalho de questões de gênero da Sociedade Brasileira de Física (SBF) realizou em 2019/2020 uma pesquisa (por meio de um questionário com perguntas específicas) a diversidade de gênero, raça e sexualidade da comunidade de física do país. Como resultado, diagnosticamos que a comunidade brasileira de física é constituída majoritariamente por homens brancos e heterossexuais. Neste seminário apresentarei os resultados desta pesquisa, bem como algumas sugestões à comunidade, instituições e agências de fomento para alcançarmos equidade em nosso ambiente.
A falta de diversidade na Física brasileira
Parceria entre a Semana da Física e o ciclo de palestras do ComCiências das Minas
27 de abril de 2021 às 19:30h
Simone S. Alexandre
Palestrante
Nesta palestra, Bárbara Rosa expõe e discute algumas ideias do livro "The return of race science", de Angela Saini. Dialogando também com outras referências e com sua própria experiência pessoal.
O pensamento científico na construção do racismo
Ciclo de palestras promovido pelo ComCiências das Minas
16 de setembro de 2021 às 19:30h
Bárbara Rosa
Palestrante
As mulheres são minoria entre cientistas no Brasil e no mundo. Na Física essa situação é mais acentuada. Vivemos em uma sociedade machista e patriarcal cuja cultura orienta, de forma silenciosa ou não, as mulheres a não fazerem certos tipos de coisa, como serem cientistas. Essa é a maior origem, se não a única, da sub-representação feminina nas ciências. Essa disparidade tem ganhado crescente visibilidade nos últimos anos e muitas/os pesquisadoras/es vem se dedicando a compreender as origens e buscar formas de enfrentamento. Neste talk serão apresentados alguns dados sobre o assunto para breve reflexão sobre esse contexto.
Mulheres na Física
Parceria entre o ICEI Talks e o ciclo de palestras do ComCiências das Minas
27 de junho de 2022 às 18h
Júlia Esteves Parreira
Palestrante