top of page

Conheça outros projetos

Parent in Science

O Parent in Science surgiu com o intuito de levantar a discussão sobre a maternidade (e paternidade!) dentro do universo da ciência do Brasil.  Iniciamos nossos ações para preencher um vazio, de dados e de conhecimento, sobre uma questão fundamental: o impacto dos filhos na carreira científica de mulheres e homens. Nunca imaginamos que teríamos o alcance que estamos tendo.... mas sabemos que estamos apenas no começo de uma jornada bastante longa. Contamos com o apoio de todos!

Ciclo de Pesquisas – UTFPR/UNICAMP

Ciclo de Seminários |Extensão| Divulgação científica. CICLO DE PESQUISAS - UTFPR (PPGTE) e UNICAMP (DPCT). (Financiamento CNPq - Chamada 01/2019)

Grupo De Trabalho "Mulheres na Ciência" da Universidade Federal Fluminense (UFF)

O grupo de trabalho Mulheres na Ciência foi instituído em agosto de 2018 vinculado a administração da UFF, mais especificamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e inovação. Este grupo é formado por professoras, técnica-administrativas e alunas de diversas áreas do conhecimento.

Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar – UFRGS

Primeira rede de apoio para mulheres na energia solar.
Gerando conexões em todo país!

Meninas velozes: Meninas Acelerando no Fundamental – UnB

O Projeto Meninas Velozes foi criado em 2013, a partir da iniciativa de professoras do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Percebendo o baixo ingresso de mulheres, principalmente, negras e de periferia nos cursos da área tecnológica, sobretudo nas engenharias, se reuniram para discutir e criar um grupo com o intuito de promover um maior interesse das meninas do ensino médio pelas ciências exatas.

Meninas na Computação – UNIFAP

Meninas na Computação é um projeto de extensão da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) que nasceu em setembro de 2018, e é voltado ao incentivo para que mulheres ingressem e permaneçam nos cursos da área da computação.

Meninas na Ciência de Dados – UFBA

Projeto que visa capacitar meninas de cinco escolas públicas de Salvador, com o intuito de aumentar a participação feminina na Ciência de Dados.

Futuras Cientistas – CETENE

O Futuras Cienstistas é um programa que incentiva a participação de MENINAS da rede pública estadual de ensino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, estimulando a equidade de gênero.

"A menina que Calculava" - UnB

 O projeto oferece monitoria, aulas curtas, oficinas e mini cursos (todos gratuitos) para meninas de escolas públicas, nas áreas de exatas (Matemática, Ciências Naturais, Física, Química e Biologia) e as monitorias são dada por meninas. Com o exemplo de monitoras e professoras, todas mulheres, as alunas podem ter um exemplo de mulheres nas exatas para se espelhar. A falta de mulheres nas exatas leva à insegurança das meninas se aquelas áreas são realmente pra elas, se elas podem pertencer àquele lugar. Perdemos muito com o afastamento de meninas das exatas, perdemos muitas oportunidades de criatividade e de olhares diferentes.

Eureka! Meninas na Física – UnB

Eureka: Meninas na Física é um projeto que tem como objetivo geral buscar a igualdade de participação das mulheres na física.

Pequenas Cientistas – UFScar

Projeto de Extensão que pretende aproximar meninas do Ensino Fundamental da Ciência e do trabalho de cientistas mulheres brasileiras. Iniciado em 2017.

Tem Menina no Circuito - UFRJ

Uma iniciativa de professoras do Instituto de Física da UFRJ com o objetivo de incentivar meninas a gostar de ciências exatas e tecnologia. Em atividade desde 2014.

bottom of page